domingo, 4 de março de 2012

Psych homenageia Twin Peaks

Em primeiro de dexembro de 2010, a Série Psych apresentou o episódio Dual Spires em homenagem a série Twin Peaks de 1989. Como fã de Twin Peaks assisti o episódio para verificar se realmente era uma homenagem ou um desses presentes de grego.

O episódio é interessante, a série Psych, que eu não tinha visto antes, trabalha com o que os fãs de série chama de “crime da semana”, ou seja, não segue uma história em capítulos, mas uma aventura em cada episódio, como é comum em séries como Law & Order, Cold Case e CSI, dessa forma conseguiu encaixar uma história que lembrasse a de Twin Peaks(essa sim tinha história em capítulos) em 50 minutos.Tudo é bem feito e não desrespeita a série que marcou época e que já é um clássico. A seguir listo todas as citações e referências que consegui perceber:

Primeiro um pequeno resumo das duas séries:

Twin Peaks – Conta a história de uma aparentemente pacata cidade que tem sua rotina modificada quando Laura Palmer, uma jovem muito bem vista na cidade, é encontrada morta. O Agente Dale Cooper chega a cidade para investigar o crime e descobre que por trás das aparências Twin Peaks tem muito a revelar. Série de sucesso em 1989, teve duas temporadas.

Psych é uma série de televisão americana criada por Steve Franks e transmitida originalmente pelo canal USA Network. A série é estrelada por James Roday como Shawn Spencer, um jovem que trabalha como vidente do Departamento de Polícia de Santa Bárbara. O programa também é estrelado por Dulé Hill como o melhor amigo de Shawn e relutante parceiro Burton "Gus" Guster e Corbin Bernsen como o implicante pai de Shawn, Henry Spencer. (informação da Wikipédia). A série já está em sua sexta temporada.

No episódio em questão “Dual Spires”, os detetives da série, Shawn e Gus, recebem um e-mail citando o festival da canela da cidade de Dual Spires, os dois acham intrigante, já que adoram torta de canela e nunca ouviram falar da cidade, resolvem então visitá-la, na entrada da cidade se assustam ao ver na placa de “Bem Vindo a Dual Spires” como a cidade é pequena(288 habitantes). Ao chegar vão direto a lanchonete para poder experimentar as tortas de canela. Depois acabam sabendo que a sobrinha dos donos da lanchonete, Paula Merral, está desaparecida tem alguns dias e se oferecem para investigar em troca de tortas.

*Os detetives da série recebem o e-mail de um remetente com o nome de “eu@sobasunhas.com”. Em Twin Peaks foi encontrado um papel com uma letra cravado dentro da unha de Laura Palmer.

*O nome da cidade é Dual Spires (Torres duplas). Referência a Twin Peaks ( Picos Gêmeos), nome da cidade e da série homenageada.

* As Placas de boas vindas das cidade são bem parecidas, possuem o desenho de duas montanhas e a frase “Welcome to Dual Spires" e "Welcome to Twin Peaks" aperecem respectivamente nelas.

*Os habitantes de Dual Spires são estranhos como em Twin Peaks. Gus observa que é o único negro na cidade. Como esse fato não se mostra relevante no restante do episodio talvez seja uma referência ao fato de Twin Peaks não ter nenhum personagem negro.

*Na lanchonete " A Serraria", o dono da lanchonete é vivido pelo ator Dana Ashbrook que em Twin Peaks era Bobby, namorado de Laura Palmer, aqui ele também se chama Bob. Em Twin Peaks, Bobby/Bob era tanto o nome do namorado quanto do homem que abusava de Laura Palmer em suas alucinaçoes.

*o nome da lanchonete é e referência a uma Serraria que tinha em Twin Peaks, pertencente aos Packard e onde o corpo de Laura foi encontrado. E a decoração da lanchonete lembra a decoração da lanchonete que era frequentada pela maioria das personagens de Twin Peaks.

* A lanchonete “A Serraria”é especializada em torta de canela. Em Twin Peaks o Agente Dale Cooper amava a torta de maçã da lanchonete de Norma.

*A mulher do dono da lanchonete também fazia uma personagem na segunda temporada de Twin Peaks, era Lana uma garota que seduzia velhinhos. Essa só me lembrei por causa do IMDB ja que a personagem era menor na série.

*Quando estão na lanchonete aparece o Xerife Andrew Jackson(Lenny Von Dohle), em Twin Peaks o mesmo ator vivia o misterioso Harold Smith, que descobrem ter sido confidente de Laura e guardião de seu diário secreto.

*A cidade de Dual Spires não tem sinal de celular e não tem internet. Na época de Twin Peaks essas tecnologias eram praticamente inexistentes.

* Os organizadores do festival mostram uma coruja feita de canela. Coruja é um animal recorrente em Twin Peaks.

*O nome da coruja é Leo, nome do violento namorado de Shelly(Madchen Amick), garçonete e amante de Bob em Twin Peaks.

*O corpo de Paula Merral é encontrado jogado no lago. A forma como o corpo está enrolado no plástico é igual a forma como Laura é encontrada. E Paula Merral é anagrama de Laura Palmer, esse eu demorei para identificar. rs

*A atriz que interpreta a médica que faz a necropsia no corpo é nada mais nada menos que Sheryl Lee. Quem é Sheryl Lee? A atriz que interpretou Laura Palmer, cujo assassinato foi o mote principal de Twin Peaks. Ela depois voltava na série como Madeleine, prima bem parecida com Laura. Acaba tendo o mesmo destino, coitada. Mas a cena da morte de Madelleine serve para que o público descubra quem é o assassino de Laura.

*O Xerife diz aos tios de Paula que ela sempre saia de casa escondida a noite. Laura também tinha uma vida noturna desconhecida da maioria da cidade.

*Um dos policiais da cidade é de origem indígena e lembra Michael Horse ator indígena que em Twin Peaks era o policial Hawk.

*Shawn recebe uma mensagem com a frase "Quem matou Paula Merral?". "Quem Matou Laura Palmer" era uma das taglines de Twin Peaks.

* A abertura imita a de Twin Peaks em alguns aspectos e a música tem os mesmos acordes e é cantada por Julee Cruise. Julee aparece cantando em alguns episódios de Twin Peaks e é autora de canções da trilha da série.

* Os policiais de Santa Barbara estão vendo uma mesa cheia de Donuts. Em Twin Peaks mesa cheia de donuts sempre eram vistas na delegacia quando Dale Cooper estava lá.

*A doutora que cuida do corpo de Paula se chama Donna. Mesmo nome da melhor amiga de Laura em Twin Peaks.

*Na sala de espera da Dra. Donna, que também é veterinária, tem um senhor com um corvo em uma gaiola. Em Twin Peaks um corvo é uma das chaves do mistério.

* Quando saem do consultório encontram uma senhora com um tronco na mão, igualzinha a Senhora do Tronco, uma personagens de Twin Peaks que sempre andava com um pedaço de madeira nos braços. A personagem é inclusive vivido pela mesma atriz Catherine E. Coulson em Psych. A diferença é que em Twin Peaks ela realmente conversa com o tronco. Em Psych eles pensam que ela está falando com ele mas ela está falando com um garotinho que aparece depois.

*A escadaria e o ventilador da casa do xerife imitam a da casa da familia Palmer.

*Randy, filho do Xerife, e Paula dividiam um par de brincos . Se não me engano Laura e James(seu amante e verdadeiro amor) também compartilhavam pingentes. E a cena dramática de Randy chorando e chamando por Paula acredito que seja imitando uma cena de James em Twin Peaks.

*Os personagens vão a uma biblioteca e a bibliotecária Mauddette é interpretada pela atriz Sherilyn Fenn. Em Twin Peaks ela era Audrey, a garota mimada que não gostava de Laura mas acabava se envolvendo nas investigações ao se apaixonar pelo agente Cooper.

*Maudette está tomando Cherry Coke e pergunta aos detetives: "o de cereja não é o melhor?". Uma das cenas mais famosas de Twin Peaks é a que Audrey dá um nó em um talo de cereja com a língua. Maudette também possui cerejas tatuadas no dedo.

*Em Dual Spires temos algumas falas estranhas misturadas com coisas de cotidiano(se quiser levar um livro precisa de uma ficha na biblioteca), personagens que sempre parecem ter algum segredo e alguns malucos, como um velho fazendo gestos estranhos na lanchonete. Isso era bem comum em Twin Peaks.

*A foto de formatura de Paula é exatamente igual a de Laura que sempre aparecia nos créditos finais da série.

*A irmã de Paula se chamava Lucy, mesmo nome da recepcionista da delegacia de Twin Peaks. (talvez seja so´coincidência)

*O diário de Paula é encontrado em seu quarto. Laura tinha dois diários, um deles secreto,que foram utilizados para ajudar nas investigaçoes. O diário secreto foi publicado em livro devido ao sucesso da série.

*Como uma parte do diário de Paula está escrito em latim(para que outras pessoas não lessem) Shawn procura um padre para traduzir. Ray Wilse interpreta o padre e em Twin Peaks ele era o pai de Laura, Leland Palmer.

*Paula era namorada de Randy mas também saia com Jack. Assim como Laura que namorava Bob e ficava com James as escondidas.

*Em twin Peaks os detetives descobrem a ligação de James com Laura por causa de um vídeo de Laura e Donna em que ele não aparece mas estava filmando, seu reflexo é visto no oculos de Laura. Em Psych, Jack, o outro namorado de Paula, não aparece nas fotos do livro de formatura da turma de Paula, mas suas iniciais estão escondidas nas fotos e Shawn, que é medium, encontra. Jack que fez as fotos do álbum.

*Shawn quebra um vidro na casa de Jack... lembrei me da técnica de quebrar vidros para descartar suspeitos usado por Dale Cooper. Mas ai pode ser só forçação de barra minha.

*Jack esteve com Paula antes dela morrer. Assim como James esteve com Laura.

*Maudette é encontrada enforcada na biblioteca, aparentemente cometeu suicídio. Mesmo fim de Harold Smith em Twin Peaks.

*Em Twin Peaks, Leo (Eric Dare) amarra sua mulher em uma sala da serraria e coloca fogo. Ela é salva pela dona da serraria que usa uma machadinha para cortar a corda. Aqui a biblioteca é incendiada com Shawn e Gus presos dentro. São salvos pelo padre que usa uma machadinha para quebrar a porta.

*O padre aparece com o cabelo branco(uma freira pintou seu cabelo para esconder os fios brancos). Em Twin Peaks o pai de Laura(mesmo ator que faz o padre) ficava com o cabelo branco misteriosamente.

*No final tudo é resolvido em uma cabana com cortinas vermelhas e fogo na lareira... fogo e cortina vermelha são símbolos que sempre aparecem em Twin Peaks. O filme que procedeu a série tinha como subtítulo "Fire Walk With Me"( Fogo anda comigo)

*Jack na última cena aparece com um terno vermelho e dançando, em Twin Peaks existia um anão que aparecia em algumas cenas de delírio que usava terno vermelho e aparecia dançando da mesma forma que Jack.

*Jack também usa um tapa olho como a personagem Nadine de Twin Peaks.

*Nessa cena final que se passa na lanchonete Shawn e Juliet se assustam com o comportamento dos habitantes de Dual Spires e vão embora; Eles são inofensivos mas assustadores e malucos como em Twin Peaks. Até Carlton(personagem fixo de Psych) se comporta como um deles e lembra um personagem que David Lynch(criador de Twin Peaks) interpretava na série. Lembrando que quando ele chega a cidade ele chega reclamando de tudo como o personagem Albert(Miguel Ferrer) fazia sempre que chegava em Twin Peaks.

Um comentário:

Luciana Alarcão disse...

Isso que é ser fã mesmo!!! Gostei! Achei bem interessante...