terça-feira, 4 de março de 2008

Música Caipira

Como todo bom goiano eu deveria ser um admirador de música sertaneja, mas não sou, porém antes de me sentir um verdadeiro paria, um antipatriota ou qualquer coisa desse gênero eu tenho que dizer que respeito esse estilo de música principalmente a que chamamos música de raiz, e já passei da fase de chamar músicas de Zezé di Camargo & Luciano (eles são bregas e não mudo minha opinião mesmo que Bob Dylan ou Chico Buarque resolva gravá-los), Leonardo, Rick & Renner e cia. de música de corno, por mais que sejam chatas, grudentas e repetitivas.

Quanto a músicas caipiras eu talvez não chegue ao ponto de comprar um CD desse subgênero, mas de tanto meu pai ouvir comecei a ter simpatias por canções de alguns de seus interpretes preferidos, gente como Tonico & Tinoco, Liu & Leo, Cascatinha & Inhana, Sergio Reis... São músicas com histórias tristes, melancólicas, nostálgicas e que às vezes dão um nó na garganta. Falam da terra, de amores impossíveis, mortes, religiosidade, de assombrações, de um tempo que já passou. Algumas podem parecer piegas, mas eram colocados os sentimentos do homem simples do interior naquelas letras, é como diz a letra de "Tristeza do Jeca”... "Nessa viola eu canto e gemo de verdade, cada toada representa uma saudade"...Para quem está querendo entrar nesse universo fiz uma seleção das músicas mais caracteristicas:
1- India- Cascatinha & Inhana
Declaração de amor a uma índia
2- Sementinha- Liu & Leo
A triste história de um cara que perdeu a amada pouco antes do casamento e plantou uma roseira em seu tumulo

3- Menina da Aldeia- Lourenço & Lourival

Conta a história de uns marmanjos que tiravam sarro quando criança de uma garotinha feia e depois descobrem que ela se tornou uma moça muito linda

4- Menino da Porteira - Sergio Reis

Um boiadeiro viajante se encanta com um garoto que sempre lhe abria a porteira e pedia que tocasse o berrante, um dia ele retorna e o garoto não está mais lá, uma tragédia aconteceu.

5- Tristeza do Jeca - Tonico & Tinoco e muitos outros
Clássico que dispensa apresentações.

6- Ipê e o Prisioneiro - Tião Carreiro e Pardinho
Um cara que vai pra prisão por um crime de honra e acompanha o crescimento de um ipê cobrindo a visão de sua janela

7- Tudo de Renato Teixeira na voz de qualquer pessoa

8 - Cuitelinho - Pena Branca e Xavantinho
Outro clássico

9- Relógio Quebrado - Lourenço e Lourival
Um irmão bastante religioso promete provar ao irmão incrédulo a existência de mais mistérios entre o céu e a terra que imagina nossa vã filosofia (não com essas palavras, mas é esse o sentido).

10 - Qualquer gravação de Luar do Sertão e Rancho Fundo.


Essa não é uma coletânea definitiva sobre o assunto, mas foram as músicas que foram vindo a minha cabeça enquanto eu escrevia, têm muitas outras que deveriam estar aí... Mas não quero enfadar ninguém. Espero que se divirtam com essas.

Nenhum comentário: