segunda-feira, 10 de março de 2008

Xaveco e a sina dos coadjuvantes

Para quem lê as histórias da turma da Mônica deve saber de quem falo, todos já o viram nas historinhas, alguns o confundem às vezes com Humberto (outro coadjuvante que tem como referencia ser mudo), poucos se lembram de seu nome, nas histórias do Mauricio de Souza ele sempre está rodeando os personagens tentando ter seu momento de glória, mas como é apenas um desenho e nenhum roteirista se interessa por seu personagem esse dia nunca chega. Também por muito tempo ele foi um coadjuvante sem muita função, enquanto que outros personagens se propunham a dar uma panorâmica dos tipos de crianças que podemos encontrar na rua, Jeremias é o negro, Humberto, o mudo, Zé Luis, o adolescente. Já o Xaveco não tinha nada de especial, apenas aparecia para fazer número, ser mais um dos garotos que xingam a Mônica e leva coelhadas.

Seu personagem nem costuma ter coerência, enquanto que numa história sobre times de futebol ele diz ser Vasco em outra história ele rouba tinta verde da Mônica para desenhar o emblema do Palmeiras, oras o Cascão sempre é Corinthians e isso não se discute mesmo com o time rebaixado, se o Mauricio largasse de mão personagens caça níqueis como Ronaldinho Gaúcho (antes era o Pelezinho) ele poderia se atentar mais para não ocorrer esse tipo de furo.

Ah, sim. Outro dia li uma história onde se descobre que ele tem os pais divorciados, passa um fim de semana com cada um, sem traumas e tem uma irmã mais velha (que poderia ser da turma da Tina), mesmo assim foi em uma história do Dudu (meu personagem favorito da turma). Até os outros personagens fazem troça, o Cebolinha tem um sonho em que vira astronauta e um repórter vem entrevista-lo, esse repórter é o Xaveco e então o Cebolinha comenta, "Quem diria que um personagem coadjuvante um dia seria repórter". Será que um dia esses personagens que não fazem parte do quarteto (Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali) terão seus dias de glória? Será que terão que fazer greve de fome como a Magali fez na época em que ainda não tinha uma revista? Só o tempo dirá.

Nenhum comentário: