terça-feira, 28 de julho de 2009

Danilo Gentili e o King Kong

O CQC é um programa inteligente, apesar de alguns de seus repórteres se acharem mais importantes do que realmente são e de sempre pegarem mais leve com políticos que lhe são simpáticos, o Serra por exemplo. Mas eu reconheço que depois que o Pânico entrou na pasmaceira estava faltando um programa de humor que me fizesse parar para assistir. O problema é que o programa começa a demonstrar visíveis sinais de cansaço, o quadro “Denuncie Já”, por exemplo, esses dias mostrou um bando de riquinhos reclamando do barulho de cachorros em sua rua, pareceu reportagem do Aqui Agora, alguns repórteres estão precisando renovar o estoque de piadas e o Gentili que eu só gostava no inicio se mostra arrogante e antipático em suas reportagens sem a leveza e a veia cômica do Rafael Cortez por exemplo.

Para piorar, o mesmo Danilo Gentili conseguiu uma façanha em seu Twitter esses dias. Depois de postar o seguinte comentário:

“Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol?”

Alguns de seus “seguidores” acharam a frase racista e reclamaram, talvez não fosse para tanto, o problema foram as réplicas do humorista, depois de se sentir acuado ele tentou justificar o injustificável com a seguinte perola

“Alguém pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco”

Ou seja, reconheceu que costumava utilizar expressões pejorativas para um monte de minorias e que só os negros se ofendem, como se a pessoa que se ofende é que estivesse errada, depois ainda tentou consertar dizendo que não se referiu à cor do jogador quando postou a piada. Tudo bem, mas depois dessa frase anterior já não tinha mais como voltar atrás. Deveria ter ficado calado que ganharia mais.

E não parou por aí, escreveu um texto no seu blog que é um festival de lugares comuns racistas, parece até produto de um desses sites de direita reacionária. As partes em itálico são dele, o restante são meus comentários:

As pessoas que separam cachorros por raças fazem isso porque acreditam que uma raça vale mais que a outra. Eles acreditam mesmo nisso. Ganham dinheiro com isso. Movimentam um mercado. Dividir uma espécie por raças nada mais é do que racismo.

Ok. Por enquanto estamos falando de animais, se repararem existem muitas diferenças entre um Poodle e um Pitbull, não só na aparência física como no comportamento. Existem pessoas que se sentem melhor tendo um animal mais calmo em casa enquanto outras preferem um cachorro de caça, cada um irá pagar o preço que ele acha que vale o animal que quer comprar. O mesmo ocorre com cavalos, alguns são melhores para corrida, outros para puxar carga, o que define seu preço é a demanda de mercado mas o que define sua utilidade é seu porte físico e instinto. Mas ele ainda não demonstrou aonde quer chegar com isso.
Sinceramente acredito que todo cachorro é cachorro e que toda pessoa é pessoa. E dentro disso não entendo como alguém que morde seu sapato, encoxa sua perna e caga no seu tapete pode ser considerado o melhor amigo do homem.

Todo cachorro é cachorro, mas existem raças diferentes. E um cachorro só vai fazer esse tipo de coisa se tiver um dono relapso e que lhe dê abertura para cagar no tapete, não que isso importe ao assunto comentado.
Se você me disser que é da raça negra preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra. Pois se todas raças são iguais então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?

Como diria Januário de Oliveira: Taí o que você queria. É aqui que ele começa a defender a tese de que negros são racistas e trabalha o que um professor meu gosta de definir como Culpabilização da Vítima, ou seja imputar a quem sofre o preconceito a culpa pelo seu martírio. Desde quando ser diferente é ser melhor ou pior? As pessoas possuem características diferentes mesmo dentro de uma mesma raça mas isso não faz de uma pessoa melhor que outra. Para definir diferenças existe a classificação por sexo, raça, orientação sexual e é necessária para estudos que, por exemplo, tratem doenças que são mais comuns em uma raça que em outras, mais comuns a pessoas do sexo feminino que a pessoas do sexo masculino. Ninguém nunca pregou que se deve fechar os olhos as diferenças, pois elas existem, mas apenas defendendo que apesar das diferenças todos possuem os mesmos direitos.
Quem propagou a idéia que "negro" é uma raça foram os escravistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: "Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra". Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho em ser da raça negra eu juro que nem me passa pela cabeça chama-lo de macaco. E sim de burro.
O velho argumento de quem quer justificar o preconceito que brada que quem tem orgulho de ser gay ou negro está tentando se colocar um patamar acima dos outros. Orgulho nesse caso vem na contramão de vergonha, enquanto muitos gays simplesmente escondem suas preferências sexuais por medo uma pessoa que diz ter orgulho gay está querendo mostrar que conhece seus direitos e que não aceita ser ofendida por suas escolhas. O mesmo ocorre com os negros, que até hoje são minoria em grandes empresas e são olhados atravessados quando entram em ônibus. Mas claro que o senhor Gentili prefere fingir não saber disso.

Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de viado e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

Uau... Pobre coitado. Deve ter sido isolado do resto das crianças por ser alto. Aposto que foi isso que impediu que ele fizesse faculdade, deve ter sido perseguido na rua e proibido de comungar na igreja. Como ele queria ser baixinho como os outros colegas para poder ser aceito.
Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:- O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.

Preguiça de comentar isso. É muito difícil entender que não estamos falando de brincadeiras entre crianças de colégio? Estamos falando de uma pessoa publica que deveria tomar mais cuidado com as coisas que fala, um “formador de opinião”, que não entende que muitas pessoas levam a sério e replicam o que ele diz. Os macacos são irracionais e como tal não têm como se sentir ofendidos.

Prefiro ser chamado de macaco do que de girafa. Peça para um cientista fazer um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.

Se ele não se ofende, ótimo. Mas um gay tem o direito de se sentir ofendido quando o xingam de viado assim como o negro tem o direito de se sentir ofendido quando o chamam de um animal que é considerado uma etapa inferior da evolução humana.
Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?

Qual é a relação de uma coisa com a outra? Primeiro que Darwin disse apenas que o homem e o macaco vieram de um ancestral comum e não entendi onde a mãe entra nessa história.
Se o assunto é cor eu defendo a idéia que o mundo é uma caixa de lápis coloridos. Somos os lápis dessa caixa. Um lápis é menos lápis que o outro só porque a cor é diferente? Eu desenho desde criança, então acredite em mim: Não mesmo. Todas essas cores são de igual importância. Ok. Ok. Foi uma comparação idiota. Confesso. Os lápis são todos do mesmo tamanho na caixa. E no mundo real o lápis preto é bem maior que o amarelo.

Realmente foi uma comparação idiota. Seria uma metáfora bonitinha para um garoto de quinta série mas o repórter conseguiria algo melhor que isso.
Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo "preto" pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: "Branco, Amarelo, Vermelho, Negro"?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby(SIC), Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.

Uma rosa teria o mesmo aroma se tivesse outro nome? Não é bem esse o caso, preto sempre foi utilizado de forma pejorativa, a raça é negra pois existem diferentes nuances nas cores das pessoas dessa raça, nem todas são da cor preta. E qual o sentido de se chamar alguém pela sua cor, todas as pessoas foram batizadas e receberam um nome, elas não se definem pelas cores que possuem.
Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: "E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!". Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer "Desculpe meu querido, mas já que é um afro-descendente é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!" sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas, afinal eu usei os termos politicamentes corretos e não a palavra "preto" ou "macaco", que são palavras tão horríveis.

Claro que a luta pela inclusão social é imbecil e superficial, é feito por pessoas ignorantes que não entendem que o preconceito não existe, que os negros têm oportunidades iguais e que a democracia racial domina em terras brasileiras. Pobres brancos que não podem nem fazer brincadeiras com seus irmãos pretos. Como esses negros são mal agradecidos, os brancos dão a oportunidade de que esses convivam com eles e esses reclamam da contrapartida que é aceitar todas as piadas e gozações que fazem com eles.

Os politicamentes corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite. Isso é racismo, pois transmite a idéia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus "defendidos".

Quer dizer que para se sentir mal com o preconceito a pessoa tem que ser atingida por ele ou estará apenas querendo mostrar superioridade? Todos os brancos que lutaram contra a escravidão, todos os heteros que defendem os direitos dos homossexuais, todos os homens que não compartilham de uma visão machista nada mais são que pessoas que reafirmam o preconceito, pois defendem os direitos das minorias para se sentir superior. Genial, como eu não tinha pensando nisso ainda.
Agora peço que não sejam racistas comigo por favor. Nao é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade sou ítalo-descente. Italianos não escravizaram africanos no Brasil. Vieram pra cá e assim como os pretos trabalharam na lavoura. A diferença é que Escrava Isaura fez mais sucesso que Terra Nostra.

Ítalo-descendente. Que chique! Interessante ele citar isso já que todos sabem que os europeus vieram trabalhar no Brasil dentro de uma campanha de branqueamento da população e que sua chegada relegou aos negros trabalhos ainda menos dignos que os que faziam durante a escravidão. Não que isso seja culpa dos italianos, mas essa comparação foi no mínimo absurda.
Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mal gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.

De mau (mau com u) gosto é todo esse texto, que apenas replica um monte de argumentos racistas encontrados na internet, dêem uma caçada no Google e verão milhares de textos parecidos com esse do Danilo, o velho argumento batido de que os negros vendiam escravos parece justificar a escravidão e não lembra que os próprios brancos incentivavam as guerras entre tribos. Ninguém nunca disse que a África era o paraíso perdido, eles tinham suas guerras como todo o mundo dito civilizado e vendiam como escravos os presos de guerra mas não entendo como isso justifica o tráfico escravo. Ah, eles vendiam então temos que comprar e trazer os negros em navios negreiros abarrotados, e espanca-los e obriga-los a trabalhar de forma desumana.
Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca terem escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.

Os italianos tiveram colônias na África também e não acredito que o tratamento aos negros dessas nações coloniais fosse muito diferente da que era dado aos escravos e a Somália, um dos países mais pobres do mundo provavelmente teve ajuda de seus colonizadores italianos para chegar nessa situação. O problema maior é que o antigo "repórter inexperiente" se nega como sujeito da história, toda a realidade dos negros e brancos brasileiros resulta da história da escravidão no país e por mais que os brancos tentem negar isso a mudança não ocorre de um dia para o outro. A escravidão ainda é um fato recente, historicamente falando, só lembrarmos que ainda existem em 2009 filhos de escravos ainda vivos e com certeza a forma como vivem hoje é resultado desse processo histórico, é algo muito mais presente hoje em dia que a história clássica onde se insere o Império Romano, por ele citado.
Se é engraçado piada de gay e gordo, porque não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café-com-leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.

Por mim o Danilo pode fazer a piada que quiser de quem quiser, se ele é tão limitado a ponto de seu repertorio só contemplar estereótipos só posso lamentar por ele, o que não se deve admitir é que a pessoa tente se justificar reafirmando preconceitos arraigados por essa sociedade hipócrita e preconceituosa. Só gays, mulheres, negros, índios, gordos e as vitimas de preconceitos em geral sabem o quanto sofrem com a baixa auto-estima provocada por esse tipo de comentários inadequados.
Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo "negro" ou "afro-descendente", tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça você será apenas preto e eu branco, da mesma raça, a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita "100% humano", pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão.

Superficial é dizer que o preconceito não existe só porque brancos bebem cerveja com negros. Quando chegar a uma universidade ou numa empresa conte o número de negros e poderá tirar suas conclusões.
OBS: Antes que diga "Não devemos fazer piadas com negros, nem com gordos, nem com gays, nem com ninguém" Te digo: "Pode colocar meu nome aí nas páginas brancas da sua lista negra, mas te acho chato pra caralho".

É muito fácil transformar alguém em chacota fazendo piadas sobre sua aparência ou sua cor ou sua sexualidade quando não se é o alvo da anedota. Prefiro ser um chato a me auto afirmar humilhando os outros para chamar a atenção.


Por mais que tentemos esconder, disfarçar, a realidade nos esbofeteia o tempo todo, o Brasil é um país cheio de preconceitos, uma senhora angolana esses dias passou constrangimento em um guichê enquanto trocava dinheiro em uma casa de cambio quando a mulher que estava a sua frente pensou que ela iria assaltá-la só por ter tocado em sua bolsa por acidente, o Richarlyson, jogador do São Paulo vive recebendo apelidos homo fóbicos da torcida durante os jogos e casos aparecem sempre na mídia de pessoas que consideram que sua cor caucasiana tem uma importância maior. E pessoas públicas, formadores de opinião não devem incentivar esse tipo de coisa. O Danilo foi infeliz não quando escreveu a primeira frase que de cara parecia ser algo inocente, mas ao contra atacar com argumentos racistas.

Por fim me utilizo de uma frase do Helio de La Pena que comentou sobre a polêmica:
“O direito a defesa da própria vida, e no caso dos seres humanos, sua vida psicologica que se expressa no respeito a sua dignidade, é o mais básico de todos. Se você acha que nem isto estas pessoas podem fazer, devendo aceitar com resignação o lugar social do qual jamais deverão sair, então talvez você concorde que existe uma hierarquia de "humanidades" onde os considerados de menos valor, podem e devem mesmo ser destruidos fisica e simbolicamente.”
O Casseta e Planeta do qual o Helio faz parte realmente está decadente mas ele pelo menos soube demonstrar melhor entendimento da situação que o Danilo.

5 comentários:

Anônimo disse...

http://mauriciomeirelles.blogspot.com/2009/07/pare-de-se-levar-tao-serio.html

Anônimo disse...

Está na hora de você começar a pensar mais em você e parar de encontrar erros aonde não existe, poruqe minha vó me disse algo e é melhor eu passar isso adiante: "A inveja pode matar!"

Jacki disse...

Grande texto cara, falow tudo mesmo!! O grande preconceito ainda é iconsciente para muitas pessoas, para elas é facil falar: "Não tenho precocenito" ou então "Mas foi só uma brincadeira...". Concordo com vc, nada disso estaria acontecendo se ele apenas contasse a piada e não tentasse se explicar...

San disse...

Olha, eu não achei que o Danilo Gentili teve malícia na piada, nem nas explicações, e nem acho que o texto dele foi tão catastrófico como você prega em seu blog. O que dá a impressão é que você está tomando as dores de outrem, que ficou mordido com a opinião do humorista... que por sinal lista no programa humorístico mais inteligente da TV aberta brasileira.
Eu diria, inclusive, que pessoas que defendem a maior "vitimização" de uma classe, como você fez neste post, incitam justamente o que nosso amigo Gentili está tentando pôr por terra: de que nenhuma classe é melhor que a outra, independente de seu passado.
Antes que me acuse de racismo ou preconceito, sou mulher, venho de miscigenação portuguesa, negra e indígena (que aparentemente está "abaixo" dos negros) e faço faculdade de Moda, o que me garante a benção de ter ótimos amigos gays.
Agora, isso é apenas minha opinião, e sei que nada que eu ou você diga poderá mudar o que já temos como certo em nossas cabeças.

Paulo Henrique Silva Almeida disse...

Cara, fantástico.
Achei revoltante os argumentos dele..
o problema é que o preconceito só dói em quem sente, pq pros ouros é dramatização.
o qu me entristece mais, é ver pessoa menosprezando o trabalho de quem clama por respeito. otimo pra essa moça ai de cima, que nao se importa com o preconceito. mas nem todos sao como ela. e ela deveria saber respeitar isso.